sexta-feira, 29 de maio de 2009

Tipologia textual x Gênero textual


Antes de começar essa postagem, quero esclarecer pra galera que me acompanha, que as postagens estão com datas um pouco próximas, ou até mesmo na mesma data, porque passei por um problema com o meu computador e com a minha conexão.Como não consegui acessar ao ilustre laboratório de nossa faculdade, rascunhei algumas coisas no caderno e agora estou aqui, lutando para atualizar minhas postagens e coisa e tal...

Vamos então ao que interessa:

Tipologia Textual e Gênero Textual

Tipologia e gênero estão relacionados com as difrentes formas e características com as quais os textos podem ser apresentados.Vejamos as definições:

Bem galera,resumidamente, a diferença entre tipologia e gênero é uma linha bem tênue, que por pouco não percebemos.Essa difrença consiste no fato de ao Gênero ser a forma como os textos são escritos, no que tange o corpo do texto, suas normas , composições e pré definiçôes, ou seja, onde ele está escrito, se é uma carta ou um bilhete e etc.Enquanto isso a tipologia está voltada para os tipos de texto, principalmente os de uso social.

Muito é falado sobre a apresentação de ambos no processo de alfabetização para que as crianças conheçam e tenham contato com esses diferentes tipos.eu concordo, pois só assim poderá se fazer uma alfabetização de qualidade!

A gente se vê!

Fonte:http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/g00003.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%AAneros_de_textos

Nenhum comentário:

Postar um comentário