terça-feira, 26 de maio de 2009

Atividades!


Galera aqui estão as atividades que a Gisele Barreto e Eu propomos para a página 11 do texto Processos Iniciais de Leitura e escrita:

Atividade 1: leitura e escrita de Nomes próprios, pois este é um modelo estável de escrita.

Sugestão:
- Jogos: bingo, dominó, caça-nomes, forca e lacunas com nomes;
- Montar nomes com alfabeto móvel;
- Lista com nome dos alunos para a chamada, deve ser lida diariamente: cada criança tem o nome escrito num pedaço de papel cartão (azul para os meninos e rosa para as meninas), primeiro a professora mostra a cor do cartão, depois mostra o nome para a turma, quando esse nome é identificado, a criança chamada pega o papel e coloca num espaço reservado para a chamada;
- Classificar o nome dos alunos de acordo com: número de letras, de sílabas;
- Identificar letras do próprio nome em embalagens e rótulos.

Atividade 2: leitura e escrita de listas – as listas são as primeiras formas expositivas de texto. O trabalho com listas favorece a aquisição da base alfabética, possibilita a reflexão entre as hipóteses de escrita do aluno e a escrita convencional das palavras, promovendo o conflito cognitivo.

Sugestão:
-Listar as palavras dos textos trabalhados, classificando-os de acordo com: a primeira e última letra, numero de letras e de sílabas, vogais e consoantes.
-Lista de nomes de animais, frutas, verdura, cores, plantas, brinquedos, etc.
-Lista de nomes dos alunos da classe, dos professores ou dos funcionários da escola;

Atividade 3: leitura e escrita de trava-língua, parlenda, quadrinha, poema e canção de roda – esses são textos da cultura oral apropriados para trabalhar a aquisição da base alfabética e ortográfica. Por serem de fácil memorização, geram atividades que favorecem a percepção de que é preciso corresponder o falado ao escrito, além de brincar com o som, s forma ortográfica e o significado das palavras.

Sugestão: Circular palavras repetida, as rimas, os sinais de pontuação, copiar palavras inteiras, pintar os espaços entre as palavras, contar o numero de letras ou palavras de uma frase, completar letras ou sílabas que faltam de algumas palavras do texto, classificar as palavras pelo som ou letra inicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário