sábado, 30 de maio de 2009

Sexta e Sétima Aulas!Uffa!


Meu povo e minha pova(rs)!

Finalmente estou em dia com minhas postagens(aff!), depois dos problemas de ordem "internéticas", estou a todo vapor e agora também sem débitos.
Bem, nestas duas ultimas aulas refletimos sobre o texto Contexto de Alfabetização na Aula, de Ana teberosky e Núria Ribera.
Com a intervenção do Tio Ivan, atentamos para questões como a importância dos textos literários e outros tipos(ainda mais que façam parte do cotidiano),utilizar de temas atuais para trabalhar palavras, frases, textos.O uso do suporte, que são materiais usados para construir os conhecimentos e etc.Entendo tudo isso como todo o material lúdico e ao mesmo tempo concreto(objetos) possíveis para serem trabalhados em sala. Vimos também a importância do adulto neste processo, (alfabetização) sendo ele o professor o não.Isso se dá no modo como os pais que possuem hábito de leitura influenciam e estimulam os filhos, com pequenos livros, até mesmo contendo apenas gravuras, pois como vimos as imagens são também de grande importância neste processo.Enquanto ao professor, o exemplo do ditado, onde o aluno "escreve em voz alta", já que ele esta ditando para seu professor e a partir daí se percebe enquanto produtor de texto, outro exemplo louvável são as rodas de leitura, onde os alunos entram em contato direto com os livros e histórias, promove- se assim uma primeira paixão pelo hábito de ler (e de escrever por consequência) e por ai vai...
Um texto muito interessante e que acredito tenha despertado na galera uma esperança renovada, como se percebêssemos a importância e as implicações de nossa prática e a partir daí dar o melhor de si.

Abraços!

Um comentário:

  1. Fabiana, PARABÉNS!!! O esforço empreendido apresenta,c om certeza, belos retornos! Vocé está realmente a todo vapor!! A reflexão está muito boa, o blog está muito bonito, com imagens coloridas e bem adequadas aos assuntos tratados. Em relação a esta reflexão do texto de Teberosky e Ribera, eu sugiro que detalhe um pouco mais cada um dos contextos que elas apresentam. Além disso, é interessante aprofundar as relações entre teoria e prática!! No mais, está muito bacana!! Continue, nestas últimas semanas, aprimorando suas reflexões, avançando nos propósitos e nos descritores. Tenho certeza de que fechará o semestre com chave de ouro...ehehehe... Abs

    ResponderExcluir