sábado, 30 de maio de 2009

Sexta e Sétima Aulas!Uffa!


Meu povo e minha pova(rs)!

Finalmente estou em dia com minhas postagens(aff!), depois dos problemas de ordem "internéticas", estou a todo vapor e agora também sem débitos.
Bem, nestas duas ultimas aulas refletimos sobre o texto Contexto de Alfabetização na Aula, de Ana teberosky e Núria Ribera.
Com a intervenção do Tio Ivan, atentamos para questões como a importância dos textos literários e outros tipos(ainda mais que façam parte do cotidiano),utilizar de temas atuais para trabalhar palavras, frases, textos.O uso do suporte, que são materiais usados para construir os conhecimentos e etc.Entendo tudo isso como todo o material lúdico e ao mesmo tempo concreto(objetos) possíveis para serem trabalhados em sala. Vimos também a importância do adulto neste processo, (alfabetização) sendo ele o professor o não.Isso se dá no modo como os pais que possuem hábito de leitura influenciam e estimulam os filhos, com pequenos livros, até mesmo contendo apenas gravuras, pois como vimos as imagens são também de grande importância neste processo.Enquanto ao professor, o exemplo do ditado, onde o aluno "escreve em voz alta", já que ele esta ditando para seu professor e a partir daí se percebe enquanto produtor de texto, outro exemplo louvável são as rodas de leitura, onde os alunos entram em contato direto com os livros e histórias, promove- se assim uma primeira paixão pelo hábito de ler (e de escrever por consequência) e por ai vai...
Um texto muito interessante e que acredito tenha despertado na galera uma esperança renovada, como se percebêssemos a importância e as implicações de nossa prática e a partir daí dar o melhor de si.

Abraços!

Quinta Aula!


Olá meus caros colegas,
por motivos de força maior não pude comparecer a aula de hoje, mas mandei meu fiel escudeiro: o mp3, pra ouvir tudo o que a galera aprontou por lá..rs!
Bem, o Tio Ivan explicou alguns pontos do texto de acordo com a leitura decorrida em sala de aula.houve espaço para esclarecimento de dúvidas e colocações,pois intenção do Tio(rs)era justamente nortear a nossa análise do texto, a fim de que isso nos ajudasse na análise das respostas de nossos colegas.Isso porque a proposta da atividade dos exercício reflexivo era justamente que, respondêssemos as questões e trocassemos a análise do mesmo em duplas.
Agora nos resta esperar o retorno de nossas respostas e de nossas análises para ver no que vai dar.....Inté!

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Sugestão de Leitura



Olá galera!

Tive contato com este livro no período passado, na disciplina de TAELP II e achei muito interessante porque aborda a questão do preconceito linguistico no nosso cotidiano.Achei pertinente apresentá-lo também nessa disciplina, visto que enquanto professores de classe de alfabetização devemos conhecer e respeitar o motivo de alguns "erros" de nossa língua, trazidos pelos pequeninos(ou não) em sua bagagem cultural.Boa Leitura pra vcs!

Quarta Aula!


Está aula aconteceu no dia 12 de maio.Como já disse antes, pelo falta do meu computador andei meio atrasada com minhas postagens, por isso o uso dos verbos em constante passado..rsrs.
Bem na aula de hj(rs) o Tio Ivanildo nos passou um exercício reflexivo sobre o texto Oralidade e Escrita, para ser feito em dupla.O texto trata de ensino de lingua materma e atividade conversacional, entre outras coisas.

Bem, não tenho muita coisa pra contar,na próxima postagem trarei mais detalhes...bjks!

Tipologia textual x Gênero textual


Antes de começar essa postagem, quero esclarecer pra galera que me acompanha, que as postagens estão com datas um pouco próximas, ou até mesmo na mesma data, porque passei por um problema com o meu computador e com a minha conexão.Como não consegui acessar ao ilustre laboratório de nossa faculdade, rascunhei algumas coisas no caderno e agora estou aqui, lutando para atualizar minhas postagens e coisa e tal...

Vamos então ao que interessa:

Tipologia Textual e Gênero Textual

Tipologia e gênero estão relacionados com as difrentes formas e características com as quais os textos podem ser apresentados.Vejamos as definições:

Bem galera,resumidamente, a diferença entre tipologia e gênero é uma linha bem tênue, que por pouco não percebemos.Essa difrença consiste no fato de ao Gênero ser a forma como os textos são escritos, no que tange o corpo do texto, suas normas , composições e pré definiçôes, ou seja, onde ele está escrito, se é uma carta ou um bilhete e etc.Enquanto isso a tipologia está voltada para os tipos de texto, principalmente os de uso social.

Muito é falado sobre a apresentação de ambos no processo de alfabetização para que as crianças conheçam e tenham contato com esses diferentes tipos.eu concordo, pois só assim poderá se fazer uma alfabetização de qualidade!

A gente se vê!

Fonte:http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/g00003.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/G%C3%AAneros_de_textos

Terceira Aula


Hoje ficamos por compatilhar em sala as experiências e atividades propostas(e que ja foram postadas no tópico anterior,rs).O Daniel expôs a atividade de RPG como interessante para o processo de alfabetização, uma outra menina(a qual não recordo o nome no momento) falou sobre o teatro como outra forma também relevante, e ainda atentou para um outro detalhe que seria como as crianças já estão impregnadas por preconceitos e alienações, visto que no relato desta colega, todas queriam ser as princesas ou herois,desvalorizando os outros personagens que são na verdade até mais reais.
É então que pensamos mais uma vez o papel do educador como mediador não apenas do conteúdo, mas também de valores e de criticidade.A questão da reformulação de historinhas e personagens foi levantada pelo professor, como um meio de reconstrução de valores e de visão de mundo das nossas crianças!

Por hoje é só pessoal....

terça-feira, 26 de maio de 2009

Atividades!


Galera aqui estão as atividades que a Gisele Barreto e Eu propomos para a página 11 do texto Processos Iniciais de Leitura e escrita:

Atividade 1: leitura e escrita de Nomes próprios, pois este é um modelo estável de escrita.

Sugestão:
- Jogos: bingo, dominó, caça-nomes, forca e lacunas com nomes;
- Montar nomes com alfabeto móvel;
- Lista com nome dos alunos para a chamada, deve ser lida diariamente: cada criança tem o nome escrito num pedaço de papel cartão (azul para os meninos e rosa para as meninas), primeiro a professora mostra a cor do cartão, depois mostra o nome para a turma, quando esse nome é identificado, a criança chamada pega o papel e coloca num espaço reservado para a chamada;
- Classificar o nome dos alunos de acordo com: número de letras, de sílabas;
- Identificar letras do próprio nome em embalagens e rótulos.

Atividade 2: leitura e escrita de listas – as listas são as primeiras formas expositivas de texto. O trabalho com listas favorece a aquisição da base alfabética, possibilita a reflexão entre as hipóteses de escrita do aluno e a escrita convencional das palavras, promovendo o conflito cognitivo.

Sugestão:
-Listar as palavras dos textos trabalhados, classificando-os de acordo com: a primeira e última letra, numero de letras e de sílabas, vogais e consoantes.
-Lista de nomes de animais, frutas, verdura, cores, plantas, brinquedos, etc.
-Lista de nomes dos alunos da classe, dos professores ou dos funcionários da escola;

Atividade 3: leitura e escrita de trava-língua, parlenda, quadrinha, poema e canção de roda – esses são textos da cultura oral apropriados para trabalhar a aquisição da base alfabética e ortográfica. Por serem de fácil memorização, geram atividades que favorecem a percepção de que é preciso corresponder o falado ao escrito, além de brincar com o som, s forma ortográfica e o significado das palavras.

Sugestão: Circular palavras repetida, as rimas, os sinais de pontuação, copiar palavras inteiras, pintar os espaços entre as palavras, contar o numero de letras ou palavras de uma frase, completar letras ou sílabas que faltam de algumas palavras do texto, classificar as palavras pelo som ou letra inicial.

Segunda Aula!(ou terceira)


Como já expliquei antes, eu e outros poucos colegas temos uma aula de diferença em relação ao resto da turma.Seria ,então, essa minha terceira aula,mas efetivamente é a segunda.Passarei a contar então, junto com o resto da turma.

Sendo assim, na segunda aula discutiu-se sobre o texto Processos inicias de leitura e escrita", algumas pessoas fizeram colocações sobre algumas experiências vividas.Falou-se sobre a importância de se relevar a bagagem que os alunos trazem, relativos a esse processo, de suas vivências em casa e etc.O professor propôs que se fizessem grupos para montar atividades pensadas para alfabetização infantil.

Uma dica galera, mesmo não tendo ido nesta aula, pude registrá-la porque mandei meu mp3 por uma amiga e ela gravou tudinho pra mim.Isso é uma boa dica pra quem como eu, tem necessidade de algumas faltas.

Bjs e até a próxima!

sexta-feira, 8 de maio de 2009

1º Dia de Aula


No primeiro dia de aula, que aconteceu já na terceira semana do mês de abril,o professor Ivan apresentou a proposta da criação do Portfólio.
Na verdade, o primeiro dia de aula equivale as duas primeiras semanas, visto que, no dia 7 de abril, poucas pessoas estavam em sala.Sendo assim a proposta, os objetivos da disciplina foram expostos na aula do dia 14 do mesmo mês.
A proposta da criação do portfólio, a princípio, causou um certo furor na turma.Muitos não se agradaram da idéia, houveram algumas reclamações e até mesmo um clima tenso.
Eu particularmente me agradei com essa novidade.Acho um tipo de avaliação diferente e muito aproveitável.Trabalhosa, admito.Mas as vezes é preciso encarar desafios para obter conhecimento e novos horizontes.
Espero que tudo corra bem. tanto para mim, quanto para meus colegas de turma.
Que essa inovadora empreitada tenha sucesso!