Um texto muito interessante e que acredito tenha despertado na galera uma esperança renovada, como se percebêssemos a importância e as implicações de nossa prática e a partir daí dar o melhor de si.
Abraços!
Este blog foi construído no intuito de servir como portifólio eletrônico para a disciplina de Tendências Atuais no Ensino de Lingua Portuguesa, regida pelo professor Ivanildo Araújo.Portanto está aberto um espaço para debates e informações acerca da alfabetização e do letramento na educação infantil.
Olá galera!
Tive contato com este livro no período passado, na disciplina de TAELP II e achei muito interessante porque aborda a questão do preconceito linguistico no nosso cotidiano.Achei pertinente apresentá-lo também nessa disciplina, visto que enquanto professores de classe de alfabetização devemos conhecer e respeitar o motivo de alguns "erros" de nossa língua, trazidos pelos pequeninos(ou não) em sua bagagem cultural.Boa Leitura pra vcs!
Bem galera,resumidamente, a diferença entre tipologia e gênero é uma linha bem tênue, que por pouco não percebemos.Essa difrença consiste no fato de ao Gênero ser a forma como os textos são escritos, no que tange o corpo do texto, suas normas , composições e pré definiçôes, ou seja, onde ele está escrito, se é uma carta ou um bilhete e etc.Enquanto isso a tipologia está voltada para os tipos de texto, principalmente os de uso social.
Muito é falado sobre a apresentação de ambos no processo de alfabetização para que as crianças conheçam e tenham contato com esses diferentes tipos.eu concordo, pois só assim poderá se fazer uma alfabetização de qualidade!
A gente se vê!
Fonte:http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/g00003.htm