terça-feira, 30 de junho de 2009

Nona e décima aula!!!


Olá meu povo, depois de um tempinho afastada,volto a minha saga de postagens sobre tudo o que rola nas aulas de Tae de lingua portuguesa.
Esta postagem é sobre o texto "Prática de linguagem oral e alfabetização inicial de linguagem na escola: perspectiva sociolinguísticas" de Erik Jacobson.

O autor aborda a questão de se respeitar o cotidiano social em que a criança vive para assim desenvolver as atividades refentes a alfabetização.
Observamos então, o quanto a realidade dessas crianças influenciam no seu aprendizado.Isto porque crianças que em seu cotidiano social já são estimuladas para escrever e ler, terão um desenvolvimento melhor na escola.
Fica óbvia a função do professor de apreciar toda a bagagem cultural que seu aluno traz, para a partir daí dar continuidade ao processo de alfabetização.

Este conceito estaria definido como multi alfabetizações, onde os professores utilizam de diferentes práticas e textos condizentes com o público alvo, valorizando sempre a diversidade de cada um, no que diz respeito a classe social, região do país e etc..Sem rotular ou excluir.
Outro ponto interessante abordado no texto é a questão da oralidade como parte integrante no processo da alfabetização.
Acredito que para o êxito desse processo o professor deve utilizar todos os recursos mais práticos e e próximos possíveis.

Beijos e queijos!rs

Um comentário:

  1. Fabi, como disse em outra postagem, você avançou bastante, mas ainda é necessário aprofundar melhor as percepções sobre os textos.

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