terça-feira, 30 de junho de 2009

Décima primeira e decima segunda aulas!!!


Olá ,

Estou de volta para postar aqui sobre o penúltimo texto de nosso curso:"Alfabetização em processo" que é de uma autora muito conceituada na área da alfabetização, Emília Ferreiro.
Neste livro ela nos apresenta como se dá o processo de aquisição da leitura escrita feito pelas crianças.
Como aluna de Piaget, ela desenvolveu uma teoria sobre o processo cognitivo dessa aquisição e os dividiu em estágios.São eles: Pré-silábicos, Silábicos e Alfabéticos.No primeiro nivel, a criança "escreve" por meio de desenhos, nada faz muito sentido, não tem correleção com as letras.No segundo nivel, aindaa criança não faça a relação entre o som e a letra, ela já sabe que os desenhos não são palavras, aai então ela utiliza das hipoteses que conhece para escrever determinada coisa.Neste terceiro nivel, a criança ja sabe da relação entre o som da fala e as letras.
Este estagios o professor deve observar , diagnosticar para assim poder intervir no momento certo.

No vídeo abaixo,a partir das atividades lacunadas, a criança exercita a escrita e avança para além do que já tematizou e com isso não dissociamos a leitura da escrita.





Um comentário:

  1. Fabi, a análise poderia ser mais detalhada e mais pontual. Você inicia bem a reflexão... Poderia ampliar colocando exemplos da prática, do cotidiano. Além disso, você poderia articular com outros materiais...

    ResponderExcluir